data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
A falta de chuva, que castiga Santa Maria e região desde fevereiro, continua nesta semana. Apesar da chance de pancadas na noite de segunda-feira, a quantidade de chuva deve ser fraca, e o mês de abril deve continuar com o acumulado abaixo da média na cidade.
De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, a segunda-feira será de calorão, com a máxima prevista de 30ºC. À noite, há condições de chuva mas, se chover, serão pancadas fracas, e o acumulado não passará de 10 mm.
- Na terça-feira, com a chegada de uma frente fria, as temperaturas vão cair, especialmente as máximas. Na terça, a máxima não passa de 21ºC - explica o meteorologista.
PREVISÃO DE TEMPERATURAS PARA A SEMANA:
Terça-feira
- Mínima: 12ºC
- Máxima: 21ºC
Quarta-feira
- Mínima: 9ºC
- Máxima: 24ºC
Quinta-feira
- Mínima: 9ºC
- Máxima: 25ºC
Sexta-feira
- Mínima: 11ºC
- Máxima: 26ºC
Mapa com dados da Covid-19 aponta quatro bairros com casos confirmados em Santa Maria
A partir de terça, os próximos dias serão de sol e sol entre nuvens no céu de Santa Maria. A tendência é que abril, que em outros anos costuma ser um dos meses mais chuvosos, termine com registro de chuva bastante abaixo da média na cidade, assim como aconteceu em março e fevereiro. O déficit de chuva pode continuar ainda em maio. O meteorologista explica que são dois fatores responsáveis pela estiagem na região: a chuva se concentrou na região sudeste e nordeste do país, além da oscilação antártica positiva, que interfere diretamente na variação climática do hemisfério Sul. Quando essa oscilação está positiva, significa que as chuvas ficam mais concentradas na Argentina e acabam não chegando ao sul brasileiro.
Até agora, abril registrou 25 mm de chuva na cidade. A média do mês é 170 mm. Veja, no gráfico abaixo, a chuva acumulada na cidade nos últimos três meses e a média mensal de fevereiro, março e abril :
style="width: 100%;" data-filename="retriever">